No município de Jaguaruna espalhados pelos 30 quilômetros de seu litoral estão os maiores campos de dunas do estado de SC.
Nele podemos identificar quatro áreas de dunas com características bem distintas entre si: 1 – Dunas da região do Camacho, 2 – Dunas de Jaguaruna, na região ao norte do Arroio Corrente, 3 – Dunas da região ao Sul do Arroio Corrente (Campo Bom), 4 – Dunas da região do Torneiro (com diversos campos de dunas isolados).
O trecho das Dunas do Camacho se inicia no Canal do Camacho, que faz a divisa de Laguna com Jaguaruna, e se estende até as proximidades do Balneário Dunas do Sul.
Ainda sob a vista do Farol de Santa Marta começamos o pedal no Balneário do Camacho no sentido sul .

No início o campo de dunas é uma grande praia de areia branca, bem fina e bem fofa, que vai gradativamente aumentando a ondulação até formar dunas bem definidas.
As dunas são um pouco espaçadas, com a face norte numa ascendência suave e a face sul num declive bastante acentuado.

No espaço interdunas em época de chuva intensa há formação de várias lagoas rasas.


Em muitos trechos as dunas de areia branca avançam até o mar. Numa delas nos deparamos com as “ruínas de uma plataforma em construção”. Felizmente parece abandonada.


Em algumas dessas dunas existem verdadeiros oásis com árvores de espécies exóticas que propiciam um raro local de descanso à sombra para quem pedala por estas paisagens.

A região de Jaguaruna é reconhecida como um local de grande concentração de sambaquis; em torno de 30.

Os sambaquis são grandes depósitos de conchas de antigos povos que viviam na região e estão distribuídos ao longo da costa.

O mais famoso e imponente Sambaqui Garopaba do Sul pode ser avistado de longe. Com 30 metros de altura e 200 de diâmetro é considerado o maior do mundo, dominando a paisagem.

Mas ao longo do percurso podem ser avistados outros, alguns mais afastados da praia.

O acesso a esses sambaquis se dá através do campo de dunas. Alguns são cercados e sem permissão de acesso, mas todos são pontos de interesse que se destacam na planície costeira.
A medida que se avança para o sul as dunas vão aumentando de tamanho, volume e frequência, finalizando nas imediações do Balneário Dunas de Sul.

Nesse ponto existe mais um sambaqui, muito branco, que as dunas estão trabalhando para cobrir.

Ali subimos e uma vez mais apreciamos a paisagem.

Terminamos esse trecho das dunas tomando uma bebida gelada num bar do balneário Dunas do Sul e dali seguimos para o segundo trecho das dunas de Jaguaruna.
Informações adicionais:
Trajeto e informações do pedal: Pedal nas Dunas de Jaguaruna