Guia das Dunas de Santa Catarina para Fat Bike – Dunas SC

As fat bikes, e suas rodas largas, expandiram os locais e condições de pedaladas, possibilitando explorar terrenos antes inacessíveis para as tradicionais magrelas.

Vivendo em um estado que apresenta muitos áreas de dunas espalhadas pelo litoral, surgiu então a ideia de percorrer de fat bike cada uma delas e escrever um guia com o relato dessa experiência.

Esperamos que nossos relatos e fotos ajudem outros ciclistas a se aventurar nesses lugares incríveis com suas fat bikes.

Aviso: O conteúdo desse guia está em fase de elaboração e vai sendo disponibilizado a medida que preparamos o material e postamos no blog.

Ribanceira (15)

Sobre pedalar nas dunas de fat bike

Diferente de outros esportes praticados na areia, o que interessa ao fat biker é a área disponível para circular.

Em um pedal nas dunas não existe um único caminho a seguir, cada um escolhe o seu. Toda a superfície poderá ser explorada com liberdade, traçando-se a rota que desejar. Nas dunas não se pedala num caminho, mas sim num local.

E a amplidão do local é uma característica que impressiona. Já a altura, a inclinação, a forma e as características de areia de uma duna acrescentam desafio e emoção nessa pedalada.

Mas não se engane, pedalar na duna com fat bikes é possível, mas não quer dizer que é fácil. Um pedal na duna pode ser de curta distância, mas o esforço para fazê-lo pode ser desgastante e exigente.

Mesmo assim, tudo será compensado com paisagens incríveis.

 As dunas de Santa Catarina

Não encontramos nenhum catálogo centralizado onde pudéssemos identificar todos os campos de dunas do estado.

Primeiro tivemos que descobrir onde estavam através de imagens de satélite para identificar as faixas de areia existentes no estado e muita pesquisa sobre o tema na Internet.

Depois, mesmo descobrindo os campos de dunas, vimos que muitas não tinham identificação nas imagens dizendo o nome pelo qual eram conhecidas.

Nesse guia adotamos primeiramente o nome popular para identificar um campo de duna. E quando não o encontramos, adotamos o nome do local mais próximo ou município onde fica. E a medida que vamos percorrendo estas dunas vamos atualizando os nomes com os frequentadores locais.

Para facilitar dividimos o estado em quatro regiões de dunas: Dunas de Florianópolis, Dunas da Rota da Baleia Franca,  Dunas do Litoral Sul e Dunas do Litoral Norte.

Dunas de Florianópolis

Tem como grande característica estarem todas numa ilha e a natureza exuberante que as cercam. Entre elas fica a duna mais visitada do estado, conhecida como Waimea, nas dunas da Joaquina.

Nesse grupo são as dunas localizadas na capital catarinense, todas elas na  Ilha de Santa Catarina.

Existe uma certa confusão com relação ao nome das dunas do norte da ilha (Santinho, Ingleses, Rio Vermelho e Moçambique). Na imagem seguinte é apresentada a divisão desses campos de dunas, cuja nomenclatura adotamos aqui nesse guia.

dunas norte da ilha
Dunas do norte da ilha de Santa Catarina

Dunas da Rota da Baleia Franca

Esta região é caracterizada por dunas com montanhas próximas, costões ou praias mais abrigadas. É o local considerado mais propício para avistar a baleia franca e lindo para se pedalar de fatbike. Nesse parte da costa, as dunas do Siriú são as mais famosas e conhecidas pela turma do sandboard.

Esse é o grupo das dunas no litoral ao sul de Florianópolis até o cabo de Santa Marta. Abrangem as dunas localizadas nos seguintes municípios: Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba e Laguna.

Dunas do Litoral Sul

Esta região tem como marca registrada as praias mais abertas, sem costão, onde o vento sopra mais firme. Nesse grupo de dunas estão os maiores campos de dunas e a duna mais alta do estado, o Morro do Careca.

Abrangem as dunas ao sul do Cabo de Santa Marta e estão distribuídas no município de Jaguaruna, Içara, Araranguá, Balneário Arroio Silva.

As dunas do município de Jaguaruna apresentam quase uma faixa contínua de areia, com três setores distintos (Camacho, Jaguaruna e Arroio Corrente), além de pequenos campos na região de Torneiro. A imagem abaixo detalha a divisão dessa maior faixa como foi adotada nesse guia.

dunas de jaguaruna
Divisão das Dunas do município de Jaguaruna

Dunas do Litoral Norte

São campos pequenos escondidos em algumas praias no litoral norte catarinense.