De fat bike nas dunas do Torneiro – Jaguaruna e Balneário Rincão, SC


Na divisa dos municípios de Jaguaruna e Balneário Rincão, na região conhecida como Torneiro, o Rio Urussanga divide também dois campos de dunas distintos.

Mas porque colocar as dunas em municípios separados e “tão distantes” se o Rio Urussanga separa, mas da mesma forma une esses dois campos de dunas?

Para fins de percorrer de fatbike, decidimos colocar os dois campos juntos no mesmo texto, independente da divisão política dos municípios, pois poderão ser visitados ou percorridos em um pedal único.

Dunas do Torneiro: ao norte ao sul a do Rio Urussanga.

As dunas do Torneiro (Norte) – Jaguaruna

O município de Jaguaruna possui os maiores campos de dunas de Santa Catarina e também a duna mais alta do estado, o Morro do Careca (Ver duna do Careca)

O que muitos não conhecem é que no extremo sul do município, na região de Torneiro, ainda sobrevive à exploração imobiliária um campo de duna menor e isolado.

Um campo de dunas baixas

Com dunas mais baixas, o campo não é visualizado da praia, somente da estrada, próximo a margem esquerda do Rio Urussanga.

Muita vegetação nos pequenos montes de areia

O acesso se faz pela parte sul do campo de dunas, na beira da estrada próxima a ponte. O local tem a face leste delimitada por um loteamento e a oeste por uma mata de restinga e uma plantação de eucaliptos que faz a contenção das dunas.

Na face oeste, uma plantação de Eucaliptos
E Na face leste, as residências ficam encostadas na área de areia

O lugar é bonito, mas está um pouco abandonado, com lixo e entulho em alguns pontos.

O local tem vários pontos com lixo e material abandonado
Lixo, muito lixo nas dunas do Torneiro
A face Norte esconde o reservatório de água da comunidade

É frequentado por crianças da região, que usam o local como “playground”.

O vento predominante é o nordeste, sendo a face inclinada das dunas voltadas para o sul.

Face inclinada das dunas voltadas para o sul

A areia branca e muito fina forma dunas baixas, com pouco dificuldade técnica.

As dunas do Torneiro (Sul) – Balneário Rincão

Já na margem direita do Rio, na parte sul e pertencente ao Balneário Rincão, existe um outro campo de dunas que se estende para o sul em trechos descontínuos interligados por trilhas até a região da Lagoa dos Freitas. Mas é nas proximidades do Rio Urussanga que elas alcançam seu maior volume.

As dunas são mais volumosas perto do Rio Urussanga

O acesso se faz por passagens próximas a estrada, algumas com porteiras de arames.

As árvores insistem em sobreviver em meio as dunas
A areia é implacável

Diferentemente das dunas da região norte do rio Urussanga, as dunas da parte sul possuem a face inclinada das dunas voltadas para o norte.

O vento trabalha firme transportando areia

A areia clara e muito fina forma desenhos interessantes. O lugar é fotogênico, com cenas com árvores isoladas e bem conservado.

O vento forma padrões na areia
Um ambiente inóspito

Infelizmente as dunas são de fácil acesso a motoqueiros que insistem em usar o campo de dunas como pista de teste de perícia, subindo e escavando as dunas.

O campo de dunas se alonga para o sul

Rio Urussanga

Inicialmente ficamos espantados como é que não utilizavam como atração turística um rio com águas tão bonitas! Mas o custo desta beleza ainda não havia sido devidamente avaliado.

O Rio Urussanga com sua incrível coloração esverdeada

Infelizmente descobrimos que a linda cor verde não é uma coisa “natural” como achávamos anteriormente, mas fruto da poluição da exploração de carvão e dos pesticidas utilizados em plantações na região dos afluentes que formam esse curso d’água: O Rio Carvão e o Rio Maior.

O Rio é verde porque recebe muita água amarela da contaminação por enxofre da exploração carbonífera. A poluição da pirita não compromete só o pH da água mas aumenta acidez e a concentração de metais acima dos limites estabelecidos. Um Rio poluído, como tantos outros.

A cor incrível do Rio Urussanga se deve à incrível poluição, mas também à incrível indiferença de todos.

O Verde do Rio Urussanga

Informações Adicionais:

Registro no Strava

Pedal de fat bike nas dunas do Torneiro

Referências

http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Ararangua/Uso%20da%20Terra/Diagnostico-ambiental-da-regiao-carbonifera-de-Santa-Catarina_-degradacao-dos-recursos-naturais.pdf

http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Rio%20Ararangua/Oficinas/5-Disponibilidade-X-demanda-de-agua;.pdf

Escrito por

Natural de Florianópolis, onde vivo por opção e sou ciclista por diversão. Através da bicicleta encontrei uma forma de ver o mundo e me manter saudável.