De fat bike nas Dunas da lagoa dos bichos – laguna, sc

Dunas da Lagoa dos Bichos? Onde fica isso? Ué… nunca ouvi falar…

O campo de dunas da Lagoa do Bichos fica em Laguna, SC, na estrada que liga a balsa para o Farol de Santa Marta. É um campo de dunas pequeno, de acesso somente por propriedade particular ou através da praia de Ypuã.

Embora fique na beira da estrada principal, fica oculto pelas casas e a restinga que o protege e por isso não é muito conhecido pelo pessoal da fat bike.

Mas, ao mesmo tempo, é um local conhecido por antropólogos, pois a areia esconde um grande tesouro para esses estudiosos: os Sambaquis da Lagoa do Bicho ( I, II e III).

Os Sambaquis são construções dos povos antigos que habitaram a região, muito antes dos índios ou da chegada dos portugueses nas Américas. Esses montes feitos em conchas e outros objetos são um verdadeiro marco na paisagem.

O Sambaqui Lagoa dos Bichos I é o maior dos sítios, um monte, ao sul do campo de dunas que possibilita uma visão panorâmica da região. O Lagoa dos Bichos II é o localizada no meio da Lagoa, branco, lindo e imponente. O terceiro, o menos dos três, também é na lagoa, na parte mais a leste

Sambaqui da Lagoa dos Bichos III

A lagoa que dá nome a esse campo de dunas, fica na parte Norte e somente possui água em tempos mais chuvosos. Mas quando está cheia fica muito interessante com o Sambaqui branco e em formato cônico marcando o cenário.

Mesmo sendo baixas, as dunas são muito fofas e formam um bonito desenho em época de nordeste forte.

O local apresenta bastante degradação na parte central, onde visivelmente foi feita a extração de areia em tempos recentes.

Na parte mais ao sul, existe muita casca de siri sob a areia, o que deve ser evitado alguns trechos pois as cascas presentam pontas bastante afiadas e cortariam pneus de bicicletas. E por falar em riscos…

Cuidado com os cachorros das casas próximas, que podem ser bastante agressivos.

Informações Adicionais

Escrito por

Natural de Florianópolis, onde vivo por opção e sou ciclista por diversão. Através da bicicleta encontrei uma forma de ver o mundo e me manter saudável.