De fat bike nas dunas do Farol de Santa Marta – Laguna, SC

A vila do Farol fica localizada no Cabo de Santa Marta, em Laguna, SC e é circundada por um cinturão de dunas de rara beleza.

Única no estado a apresentar tamanha variedade de paisagens: sítios arqueológicos, cores de areia diferente, dunas no topo de morro, Dunas subindo morro, canions de areia e lagos que se formam e desaparecem numa paisagem em constante mudança.

É uma região habitada desde tempos remotos, muito antes dos portugueses chegarem por essas bandas. Nos dias de hoje é bastante frequentada por surfistas e pessoas que buscam a tranquilidade e beleza da região.

As diferentes cores de areia nas dunas do Farol
As dunas e o sambaqui no topo do morro
Em épocas de chuva as dunas são cortadas por imensos lagos

Um grande marco na região

As dunas da região do Farol podem ser divididas em três áreas específicas:

Dunas da Praia Grande, ao norte; Dunas da Praia da Cigana, ao Sul; e as dunas do Farol, propriamente dita, que circundam o Cabo, mostrados na imagem aérea seguinte:

Dunas da Região do Farol de Santa Marta

O cabo marca uma profunda mudança no desenho litoral, sendo que ao norte deste as praias são delimitadas por costões e possuem algum abrigo. Já ao sul desse, o litoral catarinense é marcado por longas praias, sem costão ou abrigos e com poucos acidentes geográficos.

A duna no alto do morro do Céu
O sambaqui Santa Marta 1 fica próximo a estrada de acesso ao campo de dunas
No lado norte, a areia das Dunas da Praia grande sobem o morro em direção ao Farol
A parte oeste
No lado oeste, uma grande área de dunas e lagos

As Dunas do Farol de Santa Marta

O acesso pode ser realizado por qualquer um desses pontos, mas a forma mais fácil de se adentrar às Dunas é através do estacionamento da Praia do Cardoso.

Desse ponto pode-se subir em direção ao Morro do Céu até o grande Sambaqui em seu topo, de onde pode-se ter uma visão de 360 graus da região.

Se optar por circundar o cabo, poderá ver dunas e areia das mais diferentes cores.

O lado sul, com a Praia do Cardoso e as dunas da praia da Cigana ao fundo
O acesso pela praia do Cardoso, com a vila ao fundo

O trabalho da água

Uma característica interessante do Cabo é que possui muitas nascentes no alto do morro, que escorrem formando interessantes desenhos ao erodir a areia do caminho e se acumulando na região de mananciais, onde a companhia de água retira a água que abastece a região.

E a água erodiu o terreno e formou um verdadeiro canion de areia

Antigos Moradores

A região do Cabo de Santa Marta é marcada pela grande presença de Sambaquis, que são sítios arqueológicos dos primeiros habitantes da região, que datam em torno de 5000 A.C..

Mas isso é outra história, que contaremos noutro post.

O grandioso Sambaqui Santa Marta III, no topo do morro
O sambaqui Santa Marta II, no alto do morro, voltado pro sol poente
O sambaqui Santa Marta I, na entrada do campo de dunas e ao lado da estrada

FIM

Registros no Strava

Dunas do Farol de Santa Marta

Dunas e sambaquis de Santa Marta

Cânions de Santa Marta

Escrito por

Natural de Florianópolis, onde vivo por opção e sou ciclista por diversão. Através da bicicleta encontrei uma forma de ver o mundo e me manter saudável. Todos os textos e fotos desse site são originais. É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial do conteúdo aqui divulgado. Todos os direitos reservados.